Você sabe o que é um PABX?
PABX, vem do inglês (Private Automatic Branch Exchange), ou em português que quer dizer “Troca automática de ramais privados”.
Ele centraliza as linhas e ramais, e podemos até chamá-lo de Central Telefônica, que é usado com maior frequência por empresas, mas pode ser usado também em casa, para fins residenciais. Ele permite uma comunicação interna entre os ramais, ou externa para outros telefones.
Desta forma não precisamos de uma telefonista para operar um PABX, pois basta clicar no ramal desejado e se tem a comunicação interna ou, basta “ puxar” uma linha e ligar para outras pessoas que estão fora da empresa.
Além disto, sua empresa nunca ficará com todas as linhas ocupadas, neste mundo onde todos nós precisamos ganhar tempo, o PABX é a melhor saída.
Como o PABX funciona?
Como dissemos um pouco antes, ele funciona como uma central telefônica, onde não existe a necessidade de ter uma pessoa para operar o PABX.
Cada ramal é uma linha telefônica, que poderíamos dizer que é independente, não estamos compartilhando a mesma linha com todos os ramais, cada ramal tem a sua própria linha.
Esta pode ser considerada uma grande vantagem para empresas que estão crescendo, pois, seus colaboradores podem usar o telefone ao mesmo tempo para contatar ou prospectar novos clientes.
Não perder tempo, lembra?
Quando ocorre a transferência entre ramais não existe nenhum custo, mas quando a ligação for feita para fora da empresa, então o custo será o de uma ligação que pode variar de localidade para localidade.
Tipos de PABX
Como o tempo e com a tecnologia o PABX foi evoluindo como tudo ao nosso redor, existem alguns tipos, mas estamos nos referindo apenas a tecnologia.
PABX Analógico: sua utilização é básica e não dispõem de nenhum tipo de recurso avançado. Neste você pode apenas bloquear ligações a cobrar e colocar senha para os ramais.
PABX Digital: a frente do analógico, qualidade superior em suas ligações, eliminação de ruídos, aumento do volume do áudio, além do DDR que é discagem direta ramal.
PABX Hibrido: além de agregar a duas tecnologias anteriores, ainda podemos contar com a tecnologia VoIp (que é voz sobre IP), o que permite a sua empresa interligar as suas filiais a um custo zero.
PABX VoIp: mais moderno e também mais complexo, pois ele só funciona se estiver ligado a uma operadora de voz VoIp, ou seja, a comunicação ocorre por meio da internet, por isto é chamado de voz sobre IP.
PABX Virtual: o mais moderno e sofisticado, este a comunicação se dá através de um software que pode ser instalado em notebook, PC, smartphones, tabletes, que tenham acesso à internet, desta forma você poderá falar de qualquer lugar do mundo, pois o sistema fica hospedado em um provedor de acesso à internet.
Posso usar uma mensagem de espera ou música?
Sim, pode! Não é fantástico você poder gravar uma mensagem de voz falando sobre a sua empresa, enquanto seu cliente aguarda pela transferência de ramais ou pelo atendimento?!
E este momento tem que ser o máximo, pois o cliente está aguardando pelo atendimento, e se a sua mensagem de espera for uma música chata no estilo entrega do gás, provavelmente ele irá desligar e a empresa perderá um contato que poderia se transformar em um negócio.
Por isto nós da Locutores Comerciais, separamos as melhores vozes para fazer a sua espera ser muito mais agradável para seu cliente.
Visite nossa página de espera telefônica, preparamos uma seleção de locutores exclusivos para esse tipo de trabalho, sem contar nos mais de 120 fundos musicais que disponibilizamos para você e sua empresa!
Caso tenha alguma dúvida, critica ou sugestão, nos envie um e-mail, teremos muito prazer em responde-lo.
Abraços e até o próximo artigo.