Pular para o conteúdo
A importância de uma boa dicção

A importância de uma boa dicção

Homem com microfone na mão

Pronunciar as palavras de maneira clara e correta, tornando assim a comunicação mais eficiente e entendível, isto é ter uma boa dicção.

Para que haja uma comunicação entendível e eficiente, saber se comunicar através de uma boa dicção é uma das habilidades mais desejadas no mercado de trabalho, pois facilita muito o entendimento interno e externo da empresa. Uma boa dicção é fundamental para tudo, em todos os campos de atuação do ser humano, relacionamentos de trabalho ou pessoais, saber falar e ser entendido é fundamental.

Ter uma boa dicção é falar de forma clara e limpa, dando ênfase ao que precisa ter, dar o tom de urgência ou necessidade de uma ou outra situação, e falar de forma clara e precisa o que se precisa.

Quando falamos de dicção em qualquer campo de atuação ela já é muito importante, mas ela se torna fundamental quando estamos falando de locutores profissionais, ou de profissionais que vivem de sua voz. A voz não precisa ser necessariamente bonita, mas precisa ser clara, direta, entendível, capaz de fazer com que o ouvinte entenda o que se está dizendo.

Sotaques

Quando falamos de sotaques, estamos falando de diferentes dialetos que existem em nosso País, e o sotaque pode tornar a comunicação difícil de se entender, isto porque para cada dialeto parece haver um novo dicionário, e existem coisas que não entendemos da mesma forma como os que pertencem a região.

Mas ainda assim é preciso, que com ou sem sotaque, a dicção seja clara para quem a ouve. No Nordeste por exemplo, falar rápido ou às vezes devagar demais, faz parte da cultura, e quem está ouvindo entende muito bem a mensagem.

O que é diferente no Sudeste, e em outras regiões, o que quero dizer é que a dicção se dá a partir de quem ouve nestes casos, nos casos de sotaques e dialetos. Se o outro, o que está ouvindo entendeu de forma clara e sem grande dificuldade, então o objetivo da fala ocorreu. Mas ainda assim é possível se ter uma fala limpa e clara, entendível para quem tem uma boa dicção.

Conclusão

A velocidade que se emprega na fala, determina com certeza o entendimento, falar muito rápido dificulta o entendimento de quem está ouvindo, falar devagar demais também, eu diria que o meio do caminho é o caminho. Pronunciar cada letra de forma correta, cada palavra finalizada de forma correta, fazem parte de uma boa dicção, existem alguns exercícios para ajudar a destravar a língua, como por exemplo: o rato roeu a roupa do rei de Roma, estes exercícios ajudam a “ limpar” a voz, fazendo com que se torne mais clara e entendível.

Para os locutores profissionais, uma boa dicção é fundamental, ainda que ele tenha algum sotaque, se tiver uma boa dicção, sua mensagem será entendida. O sotaque não é um problema, ele é até exigido em alguns vídeos, alguns comerciais, o problema é não pronunciar de forma correta as palavras e frases.

Nós da Locutores Comerciais, temos uma grande preocupação com a dicção de nossos locutores, trabalhamos com profissionais que cuidam e se preocupam com suas vozes para oferecer o melhor para o seu negócio, o seu vídeo, o seu comercial, pois sabemos da importância de uma mensagem bem passada, com ênfase, com vida, com clareza e objetiva.

Visite o nosso banco de vozes, antes de fazer seu vídeo ou seu comercial com locução.

Ficou com alguma dúvida, ou gostaria de fazer algum comentário? Mande nos um e-mail e teremos muito prazer em responde-lo.

Abraços e até o próximo artigo.

Deixe um comentário