Locução em off é uma modalidade de locução em que há apenas uma voz, sem nenhum efeito ou trilha sonora no fundo. Esse tipo de locução costuma ser mais barato, já que não exige grandes esforços de colocar trilhas e efeitos sonoros ao fundo da gravação.
Esse tipo de serviço, é responsável em dar uma base para um spot ou uma vinheta comercial. Existem vários estilos de voz que podem ser gravadas: vozes naturais, caricatas, graves, agudas etc.
O diferencial de uma locução em off é o seu preço e a sua flexibilidade, pois é possível colocar uma trilha sonora de fundo ou deixar sem.
Qual é a importância de uma locução em off?
Esse tipo de locução, é deveras importante para divulgar uma empresa ou um produto. Essa é uma modalidade de divulgação que perdura pelos anos e não perde a qualidade e a geração de resultados.
O profissional da locução é o responsável por emprestar a sua voz para uma empresa ou para uma pessoa pera usá-la como meio de divulgação. Apesar da maioria das pessoas acharem que qualquer um pode ser locutor, é necessário muito empenho e estudo para realizar um trabalho de excelência e satisfazer o cliente.
A locução precisa ser algo claro e límpido, é preciso encontrar o timbre correto e aplicá-lo. Além disso, é preciso muito esforço para transmitir à gravação todas as informações que o cliente quer passar para os ouvintes da locução.
É preciso que o locutor avalie o mercado e público-alvo para o qual aquela vinheta ou spot comercial se direcionará, para, dessa maneira, conseguir formar uma estratégia para que a propaganda atinja o maior público possível e formar uma abordagem de locução funcional.
A voz, deve ter um grande impacto na gravação, já que efeitos e trilhas sonoras não são aplicados nesse tipo de locução. A gravação, ainda, precisa cativar o ouvinte, fazendo-o interagir com a empresa ou pessoa divulgada.
O profissional que trabalha gravando locuções em off, realiza um trabalho duro e de qualidade. Tanto é que os trabalhadores desse ramo são os mais respeitados, pois seu trabalho envolve um longo processo estratégico até chegar ao trabalho final e satisfazendo o cliente.