Neste artigo vamos falar como se deve elaborar um texto para divulgação comercial, mas sem nenhuma pretensão de ser um expert no assunto, apenas com base em observações e em resultados.
A primeira dúvida é sobre o tamanho do texto comercial, será que ele precisa ser grande ou pode ser curto? Comprovadamente os textos mais curtos tem uma aceitação maior do que os grandes e longos textos, porque eles acabam por cansar a quem está ouvindo o comercial, além de poder levar a confusão, devido ao tamanho, talvez a mensagem não fique clara.
Já com os textos curtos a divulgação é feita de forma direta e pontual, diria até, que sem dar muitas voltas.
Qual o tipo de linguagem deve ser usada para um texto comercial?
Esta é uma etapa da criação muito importante, antes de qualquer coisa é preciso entender qual o público que deseja alcançar, jovem, adulto, enfim, defina o público, e a partir deste momento defina a linguagem.
Se você estivesse falando com um amigo sobre o seu produto, de que forma falaria, de forma mais elaborada e cientifica ou de uma forma mais despojada, coloquial? Com certeza usaria a coloquial, e sabe porquê? Porque é a forma mais simples e fácil de fazer amigos, e queremos justamente que quem ouça a nossa mensagem comercial, se torne um cliente e além disso um amigo, certo?
Se você fideliza um cliente, ele trará para você mais clientes, em torno de 5, esta é a forma de marketing mais antiga do mundo, o boca-a-boca.
Por isto no momento de elaborar um texto comercial, pense na simplicidade do texto, mas com qualidade de informações, esta característica, a de ser informativo é muito importante, afinal você quer que no final do comercial, quem esteja ouvindo tome uma atitude, que pode ser de compra, de afiliação ou apenas de engajamento.
Alguns cuidados que precisamos ter ao redigir um texto comercial
• Cuidado com as redundâncias, evite-as, ganha-se mais tempo e qualidade quando buscamos por alternativas.
• Vícios de linguagem, por mais simples que seja seu público, ele merece um serviço de qualidade.
• Erros de gramática, matam qualquer um, é como ouvir uma pessoa “gerundiar”, isto acaba com a confiabilidade do seu produto ou serviço.
Boas práticas
• Enxugue ao máximo os textos e as ideias, porque a síntese na comunicação, eu diria que é o “pulo do gato” na propaganda.
• Invente, tenha criatividade ao falar do seu produto ou serviço, pense em coisas que marcam de forma positiva a sua ideia e a fixe na cabeça de seu público.
• Pessoas não compram produtos, elas compram sonhos, ideias, benefícios, então em seu texto comercial, faça o seu cliente desejar o seu produto ou serviço.
Conclusão
Criar um texto comercial requer sim algumas habilidades, mas a maior delas é gostar do que está fazendo, comprar a ideia mesmo antes que ela seja vendida.
É acreditar no que se faz e sem muitos rodeios, cada público pede um tipo especifico de linguagem, mas no geral as mais simples são as que trazem maior resultado.
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Abraços, e até o próximo artigo.