Seja para divulgar um negócio, uma marca ou, até mesmo, uma pessoa, o serviço de spot comercial é muito eficaz. Trata-se de uma modalidade de divulgação que consiste em um fonograma, narrado por uma pessoa ou mais e divulgado na programação de uma rádio, carro de som, dentre outros.
O grande diferencial dessa modalidade de divulgação, que é também chamado de vinheta comercial, está na sua praticidade e preço. Um bom spot comercial não é caro e pode chegar a alcançar um público bastante grande.
Ele é exibido durante os breaks comerciais das rádios, ou seja, os intervalos durante a programação normal.
Essa ferramenta não é composta apenas de fala humana, mas também podem ser usados efeitos sonoros, falas mistas, músicas de fundo e outras coisas do gênero.
No atual cenário de locuções comerciais, os profissionais que trabalham na divulgação de empresas, marcas ou pessoas através do Spot comercial, vêm estudando e se especializando cada vez mais para melhorar esse serviço.
Spot comercial na divulgação de empresas
Empresas que investem em campanhas publicitárias por meio do spot comercial têm o seu retorno financeiro garantido. Ele pode seguir duas linhas de propaganda: divulgar a empresa ou atrair mais clientes.
Ambas as opções são estratégias segura e eficientes. Escolher com qual opção de spot comercial seguir depende do objetivo que você quer alcançar.
A estratégia de apenas divulgar a sua empresa, funcionará seguindo uma linha de propaganda em que o nome do seu negócio ficará conhecido na região de alcance do serviço contratado.
Já a opção de atrair clientes funcionará de maneira diferente, pois ao invés de apenas divulgar a marca, usará técnicas de atração, fazendo com que o cliente vá até o seu negócio.
Outro grande diferencial dessa técnica é a sua veiculação. Como a divulgação é feita por rádios locais ou carros de som, então a propagação torna-se muito mais eficaz, já que o seu público-alvo mora na mesma região da sua empresa.
Como é um bom spot comercial?
Um bom spot comercial tem uma mensagem clara e é transmitido de maneira natural, sem ficar parecendo extravagante. Além disso, um spot comercial que gera resultado usa todos os artífices disponíveis, como trilha sonora, efeitos sonoros, locuções especiais, entre outros.
Outro ponto muito importante de se observar é o texto que é falado durante a gravação. Deve ser um texto leve e claro. O cliente deve saber todas as informações necessárias sobre o seu negócio.
O tempo de veiculação de um spot comercial pode variar bastante, mas o máximo de tempo, normalmente, é de 60 segundos. Esse é o tempo ideal para fazer uma boa divulgação da sua empresa.