Afinal, como surgiu o rádio?
O rádio está presente há tanto tempo e em tantos momentos das nossas vidas que até esquecemos que é uma tecnologia. Muita gente nem se dá conta há quantas gerações ele vem sobrevivendo! Provavelmente seus bisavós foram os primeiros a ter contato com esse meio de comunicação, mas você já se perguntou como surgiu o rádio?
A história dessa invenção é cercada por algumas dúvidas, principalmente sobre quem teria sido seu primeiro idealizador. O nome de diversos cientistas permeia o surgimento dessa tecnologia, visto que ele foi resultado de diversas pesquisas na mesma área. Essa história é permeada de teorias de físicos famosos e invenções, mas é impossível afirmar com certeza quem foi o pai do rádio.
O surgimento
A história dessa tecnologia revolucionária teve início em 1896, quando o físico e inventor italiano Guglielmo Marconi deu vida ao primeiro aparelho de rádio do mundo, após diversos avanços ocorridos no campo da comunicação sem fio. Como já sabemos, essa invenção revolucionou a comunicação à distância da época.
O objetivo principal de Marconi era encontrar uma nova tecnologia que substituísse o telégrafo elétrico pelo radiotelegrafo, visto que o primeiro dependia do cabeamento de diversas regiões e o segundo não.
Apenas em 1906, a primeira transmissão com voz humana foi realizada. Na véspera de natal do mesmo ano, o engenheiro canadense Reginald Fessenden transmitiu aos tripulantes dos navios da United Fruit Company um Concerto de Natal, enquanto eles cruzavam o Oceano Atlântico e o Mar do Caribe.
Difusão do rádio
Como é um meio de comunicação relativamente fácil de ser construído, o rádio se difundiu mundo afora. Devido à essa movimentação, a qualidade de transmissão aumentou bastante, já que estava sempre em modificação por diversas pessoas. Dez anos após a primeira transmissão de voz humana, foi transmitido pelo rádio o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos.
Com a intensa popularização a partir daí, surgem as emissoras no contexto de pós Primeira Guerra Mundial. No ano de 1920 um engenheiro chamado Frank Conrad começa a transmitir notícias lidas de um jornal e músicas e se torna o primeiro locutor de rádio do mundo.
A resposta do público foi tão intensa que acabou servindo como incentivo para o surgimento de outras emissoras que foram fundadas a partir daí. Em 1922, o número de emissoras já somava 300. Foi nesse mesmo ano que a BBC emitiu suas ondas de rádio pela primeira vez, solidificando essa tecnologia como o maior meio de transmissão de informações da época.
O final da história você já conhece. Com a intensa popularização ao redor do mundo, aparelhos de rádio foram produzidos aos milhares, o número de emissoras foi aumentando exponencialmente e o de locutores também, claro. Isso tudo buscando agradar as demandas dos ouvintes de cada região e país.
Através da difusão desse meio de comunicação em escala global, teve início o encurtamento de distâncias. Tomar conhecimento do que estava ocorrendo do outro lado do mundo não era mais tão difícil e decisões importantes puderam ser tomadas com mais rapidez.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Mande seu e-mail e teremos muito prazer em responde-lo.
Abraços, e até o próximo artigo.